sábado, 11 de fevereiro de 2023

Lançamento da semana #2- Belle Morte - Exorcism

Em finais de janeiro, a banda bielorrussa Belle Morte lançou Exorcism ao mundo - um tema que certamente se destoa dos seus demais contemporâneos, devido ao facto de conjugar elementos de música mongol. Estes agregam-se numa fenomenal e agradável sinfonia que vem evidenciar a força da mente criativa dos músicos envolvidos, dos quais também se destaca Ulziisaikhan Khoroldamba, músico mongol, que nos presenteia com o seu canto gutural mongol e o morin khuur, um instrumento de cordas originário da Mongólia.

Exorcism começa com uma suave melodia, caracterizada pela sintonia entre o canto e o morin khuur de Khoroldamba. Esta introdução, só por aqui, subtil, cativante e misteriosa, desliza-se progressivamente para a instrumentação de metal, que, apesar de se adensar sonoramente a partir daí, nunca deixa obscurecer as secções de música oriental. Estas parecem tomar o comando rítmico da canção, sobre a qual se desdobra a instrumentação metálica e a excelente voz de Anastasia. Até mesmo nos momentos em que as partes metálicas são mais proeminentes, escutamos sempre, em seu redor, a instrumentação asiática, que funciona como que uma orquestra em acompanhamento constante e que gera uma atmosfera épica.

Esta mescla de melodias distintas funde-se num harmonioso casamento sonoro, que concebe Exorcism como uma obra verdadeiramente interessante e esplêndida. Esta não é a primeira vez que os Belle Morte conjugam metal gótico, tipicamente ocidental, com elementos musicais característicos de outros países. Um dos seus outros temas, Krew, mescla elementos de música tradicional ucraniana. Estas músicas fazem parte de um projeto que a banda tem estado a realizar, que denomina como uma série de colaborações musicais com artistas internacionais e os resultados têm sido realmente vistosos. 

Naturalmente que, no seguimento destes surpreendentes trabalhos, estamos com as nossas expetativas elevadas perante os vindouros lançamentos dos Belle Morte. Naquilo que parece ser um novo desafio, enfrentado e conquistado pela banda, a cada novo lançamento, os Belle Morte têm tido um grande sucesso em impressionar-nos com os seus formidáveis dotes musicais.


Ficha técnica

Data de lançamento: 27 de janeiro de 2023

Editora discográfica: WormHoleDeath

Créditos:

Anastasia Schebrova "Belle Morte" (vocalista, letrista e compositora)

Ilya Rogovoy (guitarrista)

Ilya Petrashkevich (guitarrista)

Sergey Butovsky (baixista, compositor, produtor de som, arranjos sonoros, mixagem e masterização)

Maria Shumanskaya (teclista)

Rostislav Golubnichiy (baterista)

Ulziisaikhan Horoldamba (mornin khuur e canto gutural mongol)


Sem comentários:

Enviar um comentário