sábado, 18 de março de 2023

Lançamento da semana #7 - Epica - Rivers (Live at the AFAS Live)

 

Num esplendoroso espetáculo musical ao vivo, os Epica unem forças com os finlandeses Apocalyptica, conhecidos pela sua música de metal sinfónico tocada através de violoncelos. O concerto onde a presente canção e o vídeo foram registados decorreu no AFAS Live, um pavilhão multi-usos, localizado em Amesterdão, também com a funcionalidade de recinto de concertos. Este fenomenal registo audiovisual aparece-nos como uma experiência sensorial fascinante, numa apresentação musical incrivelmente bem conseguida.

Acompanhada das melodias de violoncelo dos Apocalyptica, Simone traz-nos uma interpretação absolutamente sublime, como de costume, num canto simplesmente perfeito. Como se fizesse transcender, através da sua voz, toda uma história que ela mesma nos recita, com um grande fulgor emotivo e recheado de vivacidade. Com a sua belíssima e incomparável voz angelical, Simone embala-nos na sua melodia, reforçada pela instrumentação sinfónica no seu fundo e projetando o todo musical para um patamar de uma frondosa beleza e excelência. Não poderíamos esperar outra coisa desta maravilhosa cantora, apesar de que ela nunca cessa de nos deixar abesbílicos, pelos melhores motivos, pela divina qualidade e beleza do seu canto.

Numa transição sonora excelentemente calculada, a instrumentação metálica insurge, mais tarde, em pleno esplendor, numa musicalidade abrasiva, que se mescla com a atmosfera já pré-concebida pela instrumentação sinfónica. De modo que ambas se confluem muito bem, gerando uma agradável harmonia de fundo, em acompanhamento constante com o protagonismo do vocal. E eis que refrão se converte num autêntico hino que se parece fazer ressoar pela totalidade do recinto, assumindo uma máxima expressividade e força.

Visualmente, essa transição é ilustrada pela progressiva aparição dos outros integrantes da banda, em simultâneo com a iluminação latejante do recinto. É um jogo de luzes que quebra com o elemento quase que hipnótico que caracterizara a apresentação da banda, na primeira parte da música, introduzindo, com todo um esplendor visual, esta nova fase da canção.

Temos, assim, uma junção de energias de dois dos maiores ícones da história do heavy metal, que juntos trabalham para nos presentear com uma composição espetacular, uma verdadeira obra-prima representativa de toda a magnificência, beleza e criatividade que caracteriza o metal sinfónico.


Ficha técnica

Data de lançamento: 9 de março de 2023

Editora discográfica: Nuclear Blast Records

Créditos:

Simone Simons (vocalista)

Mark Jansen (guitarrista)

Isaac Delahaye (guitarrista)

Rob van der Loo (baixista)

Coen Janssen (teclista)

Ariën van Weesenbeek (baterista)

Paavo Lötjönen (violoncelista)

Eicca Toppinen (violoncelista)

Perttu Kivilaakso (violoncelista)

Jens de Vos (filmagem)


Sem comentários:

Enviar um comentário