sábado, 25 de março de 2023

Lançamento da semana #8 - Kamelot - Eventide


Recentemente, os Kamelot abençoaram-nos com um novo disco, intitulado de The Awakening. Eventide foi a última faixa do álbum a ser lançada, antes da divulgação do álbum na íntegra, e, a nosso ver, carrega consigo a base da essência do novo álbum desta lendária banda.

Eventide demonstra-nos aquilo que parece ser um apuramento do trabalho dos Kamelot, em relação aos seus feitos anteriores com The Shadow Theory. Continuamos a escutar a instrumentação quase que mecanizada e brusca que caracterizou o referido álbum de 2018, mas de forma mais polida e bem conseguida. A banda retoma algumas das suas raízes instrumentais do antigamente, numa excelente coordenação entre o clássico e o moderno - casando o histórico legado dos Kamelot com uma nova linhagem criativa, que tem marcado o seu percurso artístico mais recente. 

Ademais, temos uma recuperação de breves secções de vocais guturais, que também tinham apolvilhado TST, se bem que, agora, com mais alguma proeminência e liberdade de execução. E se, anteriormente, estavam a cargo da vocalista Lauren Hart (Once Human), agora, não temos mais ninguém a ser creditado nas funções vocais em Eventide, a não ser Tommy. Será esta uma aptidão secreta, até então desconhecida? É um mistério, mas aguardemos por novidades.

As secções sinfónicas são uma autêntica maravilha. Mais bombásticas e orquestrais em algumas secções, e mais ambientais noutras, contribuem para gerar um pomposo condimento que adoça a totalidade da experiência auditiva. É, também, por vezes copulada com alguns elementos mais eletrónicos, embora não estes sejam proeminentes.

A essência da música é transladada para a ilustração da capa. Se, por um lado, temos uma representação da vivacidade da música na serenidade que a figura feminina e a ave transmitem, por outro, as ondulações vermelhas e negras, com destaque para o retorcer destas últimas, demonstram a energia de presságio que a cantiga por vezes faz relevar. Tudo isto, num excelente quadro com um ótimo jogo de luzes e dimensões.

Numa excelente composição que assoma o ouvinte ao mais recente lançamento da banda, os Kamelot demonstram aos seus fãs que ainda terão muito para dar. Aproveitem para conferir o Awakening, já disponível em todas as plataformas do costume.


Ficha técnica

Data de lançamento: 15 de março de 2023

Editora discográfica: Napalm Records

Créditos:

Tommy Karevik (vocalista)

Thomas Youngblood (guitarrista)

Sean Tibbets (baixista)

Oliver Palotai (teclista e orquestrações)

Alex Landenburg (baterista)

Sascha Paeth (produção)

Jacob Hansen (mixagem)


Sem comentários:

Enviar um comentário