domingo, 5 de fevereiro de 2023

Crítica #1- Evolucija - Igra počinje

O segundo álbum dos Evolucija, Igra počinje, traz-nos uma mão cheia de metal gótico de qualidade, cantado em sérvio. É sempre um prazer poder escutar as bandas de que gostamos a cantar nas suas línguas nativas, e, na globalidade, os Evolucija carregam consigo essa sua familiaridade, que ao ouvinte de fora, surge como uma requintada e interessante novidade sonora. Ilana Marinjes, a vocalista da banda, consola-nos com o seu vocal, claro como a água, por vezes, com uma sonoridade caracteristicamente mais monótona, mas sempre muito delicada, que adensa a atmosfera gótica da música.

Globalmente, pela música dos instrumentos e da voz em consonância, este álbum evoca-nos à mente um cenário bucólico, campestre, quase medieval. Talvez seja esta a magia da música cantada em outros idiomas, que não nos são compreensíveis, mas que ajudam a fazer figurar cenários imaginativos nas nossas cabeças, pela associação que fazemos, da sua música, àquilo que tentamos, interiormente, compreender e tornar familiar. Tanto é que, em certas cantigas, como Kao iz sna, a música desenha-se quase como um hino cantado em sérvio. 

Apesar desta evidente preferência por um formato mais tradicionalista de metal gótico, algumas músicas apresentam uns parcos elementos mais modernos, tal como Igra, nomeadamente, nos efeitos sonoros e de guitarra que apresenta.

Numa nota conclusiva, podemos virar as nossas atenções, momentaneamente, para a capa do álbum. Visualmente simples, mas que transcende um ar glorioso, triunfante e até mesmo místico, que se coaduna perfeitamente com a música que representa.


Ficha técnica

Data de lançamento: 10 de março de 2016

Editora discográfica: TIOLI / Take it or Leave it Records

Faixas:

-Letim (4:35)

-Nisam za tebe ja (4:22)

-Kao iz sna (3:34)

-Igra (3:47)

-Rekvijem (5:06)

-Slaži (4:06)

-Reči teške (3:55)

-Proći će vek (3:04)

-Slobodna (3:05)

-Znak na nebu (3:47)


Créditos:

Ilana Marinjes (vocalista)

Stevan Miletić (guitarrista)

Branimir Kojadinović (guitarrista)

Dragiša Marinjes (baixista)

Marko Marković (baterista)

Dragan Urošević-Uroš (produção e arranjos)

Ivan Ilić-Ćili (co-produção e gravação)

Predrag Pavlović (teclados e gravação)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário