Em fevereiro de 2021, a banda sueca Vengeant abalou o mundo do metal sinfónico com o seu avassalador grito de guerra, ajustadamente intitulado de Angel's Battle Cry. Tendo sido este o primeiro tema lançado pela banda, a nossa primeira impressão sobre ela não pôde deixar de estar rodeada dos melhores adjetivos possíveis. Aquela conjugação magistral de uma potente voz feminina, de inteiras secções de vocal operático, com uma instrumentação simultaneamente melódica, agressiva e altamente proficiente subiu-nos, de imediato, as expetativas perante aquilo que o Vengeant nos iria trazer depois. Claramente, não tivemos qualquer desilusão.
O primeiro EP dos Vengeant, Mana, compila os quatro temas que a banda foi lançando, individualmente, entre 2021 e 2022 (Angel's Battle Cry, The Unreal, Curse of the Sands e Avalanche of Fire), com um novo tema, Gaia's Throne, como o seu epílogo. Aqui, a banda oferece-nos cinco epopeias sonoras que se tornaram, instantaneamente, em músicas nossas favoritas. Caracterizadas por uma fórmula de ferocidade e graciosidade, cada um destes temas toma inspiração nos cinco manas da série Magic: The Gathering, para constituir um som verdadeiramente nunca antes visto.
Um dos mais notáveis elementos de destaque na música dos Vengeant é a sua versatilidade na composição e execução musical, tanto a nível vocal como instrumental. A vocalista, Danae Komodromou, é abençoada com uma técnica vocal impressionante, consolando-nos, ora com um vocal limpo imponente, ora com um soprano fenomenal e estrondoso, como uma esmagadora força da natureza. Esta execução vocal soberba é acompanhada de uma instrumentação pesada e dotada de uma técnica impressionante, que nunca nos deixa de surpreender. Entre as cristalinas guitarras e baixo, da parte de Christoffer Holm e Dennis Eriksson, destaca-se também a agilidade e perícia na bateria, domada por Alfred Fridhagen, que nos oferece, consistentemente, devastadoras secções de metranca e ritmos percussivos altamente intricados.
Assim, esta jovem banda presenteia-nos com uma magnífica obra de arte, digna dos mais elevados patamares de excelência musical e do maior mérito possível. A mente criativa e artística dos Vengeant revela-se suprema e visivelmente imparável, merecedora das mais solenes congratulações.
Ficha técnica
Data de lançamento: 25 de janeiro de 2023
Editora discográfica: Independente
Faixas:
-Angel's Battle Cry (4:56)
-The Unreal (4:36)
-Curse of the Sands (5:11)
-Avalanche of Fire (4:38)
-Gaia's Throne (5:10)
Créditos:
Danae Komodromou (vocalista)
Christoffer Holm (guitarrista e baixista)
Alfred Fridhagen (baterista)
Saša Radivojević (ilustração da capa)
Sem comentários:
Enviar um comentário