Apenas pelo caricato nome da banda, apercebemo-nos logo de que estamos diante de algo especial, de uma coisa diferente. Com The Grand Phantasma, Bones e o seu circo transportam-nos para uma mirabolante aventura sonora, que se caracteriza por um metal gótico progressivo, recheado de influências musicais distintas, que lhe conferem uma sonoridade bem vivaça e enigmática.
Falando-se em "circo", é evidente que estamos perante um circo de horrores, misterioso e bizarramente carnavalesco, algo que caracteriza logo, muito bem, a música deste álbum. Repleta de elementos e matizes sonoras que relembram música dark cabaret, psychobilly e rock gótico tradicional, The Grand Phantasma demonstra-se como um empreendimento engenhoso e cuidadosamente elaborado.
O álbum começa com uma melódica introdução de piano, acompanhado com um vocal feminino, de Joanna del Rosario, irmã de Bones. É um vocal bastante suave, belo e perfeitamente balanceado, em todos os momentos do canto. Parece quase como que um instrumento à parte, pela perfeição com que entoada. Esta cantiga introdutória irá, novamente, repetir-se no primeiro segmento da segunda faixa, Take Me Down, onde, de seguida, a banda entrará em grande, com todo o seu esplendor - com um vocal imponente e uma instrumentação requintada, que se deixam ostentar, livremente, ao longo da música e demonstram logo ao ouvinte daquilo que a banda é capaz.
Esta sonoridade, que também se releva pela sua acessibilidade ao ouvinte, em músicas que grudam no ouvido, irá manter-se, mais ou menos, até à faixa de interlúdio The Fall. Esta faixa é um pouco parecida com a introdução, The Grand Phantasma, se bem que dotada de uma energia mais inquietante e taciturna, que parece anteceder os próximos temas. Tiptoes of Emily e The Smiling Jackal, as faixas que vêm de seguida, caracterizam-se por serem as mais pesadas e sombrias do álbum. Mas estas secções mais agressivas serão seguidas pelos temas finais do álbum, novamente, mais acessíveis ao comum ouvinte, naquilo que é uma solene conclusão para este requintado disco.
Mais curioso ainda é dar conta que este álbum foi, convenientemente, lançado a 1 de novembro, no dia de todos os santos.
No final, o nosso balanço é muito positivo. Mr. Bones e a sua coletiva oferecem-nos um vibrante espetáculo sonoro, recheado de criatividade e imenso talento, num disco em que o elemento surpresa nunca cessa de existir.
Ficha técnica
Data de lançamento: 1 de novembro de 2019
Editora discográfica: Tower of Doom
Faixas:
-The Grand Phantasma (Intro) (3:34)
-Take Me Down (4:26)
-Blood on the Road (4:03)
-Bedlam (4:21)
-The Fall (Interlude) (1:10)
-Tiptoes of Emily (5:16)
-The Smiling Jackal (4:07)
-Sanctuary (4:52)
-Yours Truly (4:10)
-The Grand Phantasma (4:16)
Créditos:
Bones Frankenstein (vocalista)
"Xombie" Juan Jose Joseph (vocalista de apoio e efeitos sonoros)
"Doc" Alvin Chan (guitarrista)
Karl Kliatchko (guitarrista)
Paige Buan (baixista)
Karl "Wolf" Vito Cruz (teclista)
Aldreen Alcantara (baterista)
Joanna del Rosario (vocalista)
Sid Buan (vocalista de apoio)
Chino David (violinista)
Kyle Cayton (mixagem e masterização)
Sem comentários:
Enviar um comentário