O homónimo disco dos Sonetos traz-nos um agradável e prazeroso metal sinfónico, à moda latino-americana. Não só pelo amável cantar em espanhol de Yoselyn, mas também por todo um conjunto de maneirismos musicais que convergem para criar uma sonoridade característica, que faz lembrar outros grandes nomes do género, e oriundos do mesmo contexto espacial, como Fortaleza ou Lago Gris. Além de ser uma região do globo particularmente demarcada pela abundância de bandas sobre as quais o nosso blogue se especializa, é também reputada pela qualidade da música que importa para o resto do mundo, para nosso deleite.
Os Sonetos trazem-nos uma instrumentação limpa e com alguns toques progressivos, em certas cantigas, sem nunca se deixar perder em excessos e mantendo sempre um ótimo balanço com a sonoridade global. As melodias sinfónicas são proeminentes ao longo do álbum, em momentos introdutórios ou transições instrumentais, constituindo uma coesa ambiência musical e demarcando o ritmo contínuo da música.
Juntamente com a adorável voz de Yoselyn, as sinfonias conjugam um elemento doce e cativante nas cantigas, que, ao mudarem de sonoridade com alguma frequência, vão sempre reavivando a experiência auditiva, ao longo do álbum, tornando-a mais rica. Esta conjunção sonora gera uma atmosfera que nos transfere um ambiente simultaneamente noturno e cómodo, constante ao longo do álbum.
Mas a banda revela também a sua proficiência fora do mundo do metal. O tema Sonetos, que tem um registo mais acústico e plenamente inspirado por música folclórica latino-americana, aparece-nos como uma excelente mudança de ritmo e de som e que evidencia a inquestionável genialidade dos integrantes da banda.
Ficha técnica
Data de lançamento: 31 de dezembro de 2019
Editora discográfica: Independente
Faixas:
-Luz (3:36)
-Destino (3:31)
-Escape Cibernético (3:31)
-Historias del Ayer (4:26)
-Trascendente (3:50)
-Sonetos (5:25)
-Tierra (6:43)
-El Faro de los Sueños (8:41)
-Mil Veces (5:56)
-Paz (10:00)
Créditos:
Yoselyn Reyes (vocalista)
Luis Rojas (guitarrista, mixagem e masterização)
Nicolás Escudero (baixista e ilustração da capa)
Claudio Bli (teclista)
Braian Cárdenas (baterista)
Gerhard Zenteno (baterista)
Cinthia Santibañez (vocais adicionais em Tierra)
Leonardo Cassane (mixagem e masterização de Tierra)
Sem comentários:
Enviar um comentário