domingo, 11 de junho de 2023

Crítica #20 - Ground-Force - জীবনবৃক্ষ / Jibonbrikkho

Pelo facto de ser cantado em bengali e não em inglês, conforme na versão principal, optámos por nos focar antes pela "versão nativa" do álbum Tree of Life dos Ground-Force. O cantar num idioma que nos é bastante distante atiça a nossa curiosidade e confere, claramente, uma mística totalmente nova à música.

Os Ground-Force focam-se, primordialmente, num power metal progressivo bastante bem concebido, com ótimas harmonias instrumentais diversificadas, que vão orientando a música para bom porto. Proporcionam uma sonoridade agradável, ainda isso que incorra, em poucas circunstâncias, em alguma saturação, que não se sentiria se alguns segmentos de uma ou duas músicas fossem removidos. Não é um problema, de todo, grave, e a generalidade das faixas não deixa isso passar.

Mas, aquilo que mais e melhor se destaca, neste disco, no nosso ponto de vista, são as baladas. São relativamente predominantes no álbum e, a nosso ver, são verdadeiramente a parte mais encantadora e apaixonante do mesmo. Desabrocham-se numa musicalidade pacífica, reconfortante e nostálgica, na medida em que fazem lembrar, pela entoação do canto e pela instrumentação, bandas clássicas dos anos 70 e 80. São realmente impressionantes. Pelo facto de serem relativamente longas, criam a sensação de que nunca vão acabar, estruturando-se numa espécie de ciclo sonoro em perpétua rotação.

Assim, tanto para os mais saudosistas, assim como para os fãs de um power metal de pegada mais progressiva, os Ground-Force oferecem um repertório recheado com aquilo que, tanto uns, como os outros, de certeza gostarão mais.


Ficha técnica

Data de lançamento: 9 de outubro de 2021

Editora discográfica: Independente

Faixas:

-Jibonbrikkho (6:33)

-Prithibir Gaan (5:57)

-Shottojoddhya (5:38)

-Shomadhi (5:57)

-Rokkhok (6:55)

-Mohaplabon (7:16)

-Azrael (5:44)

 

Créditos:

Ehsan Rahman Zia (vocalista e teclados em The Great Flood / Mohaplabon)

Rifat Rahman (guitarrista e gravação de guitarra)

Sazzad Arefeen (guitarrista, letrista, gravação, mixagem, masterização e gravação de baixo)

B. Ahmed Rahi (baixista)

Syed Ziaur Rahman Turjo (baterista e gravação de baixo)

Milu Aman (enredo)


Sem comentários:

Enviar um comentário