domingo, 9 de julho de 2023

Crítica #24 - Magilum - K​ı​rm​ı​zı Kar

No seu primeiro e único álbum, os turcos Magilum exteriorizam um metal gótico pouco convencional, consideravelmente adornado com elementos musicais diversos, que lhe confere uma sonoridade bem experimental. Por entre uma instrumentação bastante suave, esta miríade de adornos sonoros faz-se facilmente ressalvar e influencia diretamente a direção que a música leva. E além disto, também se ressoa o cantar, de uma voz feminina e masculina, também bastante subtis. É uma bela conjugação de peças musicais que fluem serenamente, sem que se note, em qualquer momento, um exagero nesta justaposição de ideias. É como que uma viagem para um mundo desconhecido, mas que nos encobre em conforto.

E falando em viagens, outro elemento de referência deste álbum é a sua capa. Trata-se de uma adaptação de uma antiga fotografia tirada no distrito de Beyoğlu, em Istambul, numa data desconhecida. Até onde pudemos verificar, poderá ser uma fotografia datada da segunda metade do século XIX, mas isso carece de certezas. O toque pessoal dos Magilum aparece no cenário da parte de baixo da capa, em que a polícia e uma multidão se aproximam de um cadáver ensanguentado no chão, ao que o sangue tinge de vermelho a neve. Daí, supomos, o título do álbum, que significa "neve de carmesim".

No reavivar de um elemento histórico do seu país, os Magilum demonstram-nos aquilo que certamente pretenderam fazer com este álbum, ao compor metal com toques largamente influenciados pela cultura turca, que se mostra, vividamente, na sua música.


Ficha técnica

Data de lançamento: 2008

Editora discográfica: Öztop Müzik

Faixas:

-Giden Benim (3:44)

-Çare (6:26)

-İnsanlık Suçu (4:27)

-Ölümümden Kimse Sorumlu Değil (4:54)

-Masal (3:43)

-Arsız Matem (4:55)

-Yolun Sonu (4:47)

-Yalnız Dünya (5:06)

-Dünyanın Merkezi (3:14)

-Kırmızı Kar (3:20)

-İçinden Kuş Geçen Sokak (3:52)

 

Créditos:

Nalan Tarhan (vocalista)

Oğuz Akalın (guitarrista, vocalista, compositor e letrista)

Dinçer Oruçoğlu (guitarrista)

Serhat Duran (baixista)

Can Baybunar (baterista)


Sem comentários:

Enviar um comentário